quinta-feira, 9 de junho de 2011

Amazônia: Arma contra boçais do ambientalismo brasileiro

 

Divulgada originalmente no link do Reinaldo Azevedo eis aqui uma tabela importante para a luta contra a desinformação. Conforme orienta o autor do artigo lincado aqui, copie esta tabela, imprima várias cópias e distribua para estampá-la na cara dos ignorantes metidos a ambientalistas que você encontrar. Colo também uma parte do texto original, mas oriento para que todos cliquem no link e visitem o site do autor.

 

tabela-de-ocupacao-do-territorio1

Os dados referentes à agropecuária são do Censo Agropecuário de 2006, do IBGE. As outras fontes estão ali especificadas.

Atenção: a agropecuária mais competitiva do mundo ocupa apenas 329.941.393 dos 851 milhões de hectares do Brasil — ou 38,8%. Mas atenção: dentro desses quase 330 milhões de hectares, 98.479.628 (30%) são matas e florestas, que compõem as Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal. Isso significa que sobram para a atividade agroindustrial 231.461.765 milhões de hectares — ou 27% do total.

Sendo assim, queridos, se o passivo ambiental brasileiro é, como dizem os ongueiros verdes, de 159,3 milhões de hectares, então será preciso entregar ao mato 69% da área atualmente destinada à agricultura e pastagem. Restariam para produzir comida 72.161.765 hectares, ou 8% do território brasileiro.

Voltem ao quadro. Fosse como querem os dementes, a agropecuária ficaria com 8% do território, mas as unidades de conservação federais, estaduais e municipais ocupariam quase o dobro: 14,4%. Os índios, que compõem menos de 0,5% da população, têm reservas que somam 12,6% do território. E há quem queira aumentá-las.

Eis aí: essa é a loucura brasileira. Tirem cópia desta tabela. Andem com ela no bolso. Usem como arma — a informação — contra a boçalidade!

Por Reinaldo Azevedo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As mais lidas