sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Amazônia: Ciro fala da orquídea híbrida do IBAMA

Orquídea mais feia do mundo floresce no Ibama

Exibindo porte arbustivo floresceu no Orquidário Nacional do Ibama o Grammatophyllum speciosum. Nativa da Malásia a orquídea tem 2,5m de altura e suas 19 hastes florais atingem três metros, parecendo, em sua altura e conjunto com uma touceira de mororó (clique aqui e veja fotos) A planta exótica desenvolveu-se bem no rigor climático do Planalto Central.
Um técnico do Ibama usou seus conhecimento genéticos e realizou um cruzamento entre a espécie asiática – o Grammatophyllum speciosum – e uma espécie brasileira do cerrado – o Cyrtopodium brandonianum. O resultado é uma criatura hibrida cujo nome de batismo ainda não foi escolhido.
A orquídea mais feia do mundo pode ser vista na frente do Orquidário Nacional do Ibama/Projeto Orquídeas do Brasil (SCEN Trecho 02, Ibama Ed Sede, Orquidário, Brasília/DF). As flores são de longa duração e podem ser contempladas até a semana que vem.
Em tempo, vejam só que ironia. Quando um ambientalista cultiva uma planta exótica e cruza essa planta com uma espécie nativa isso é bem visto. Agora, quando um produtor rural cultiva uma planta exótica é criminoso, se cruzar com uma nativa então, é um herege. Vai entender cabeça de ambientalista. (g.n.)

___________________________________

Vale a pena mencionar que ainda assim não querem revisão do código florestal, talvez para não perderem a majestade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As mais lidas